Seja bem vindo ao novo blog da Giga Cursos! Aqui você sempre estará atualizado com todas as nossas novidades sobre cursos, promoções e muito mais!

Aprenda um Pouco Sobre o Violão


O violão, certamente, é o instrumento musical mais famoso e utilizado em todo o mundo. Fazendo parte de vários ritmos musicais (como música country, forró, pop e até rock), esse tradicional instrumento conquista com seu belíssimo som e fácil curva de aprendizagem.
Aprenda através do nosso curso gratuito de violão todos os passos necessários para aprender a tocar este maravilhoso instrumento.
Navegue através dos passos iniciantes até os mais avançados. O curso conta com muitos vídeos para iniciantes.
As origens do violão são longínquas, tendo dados de instrumentos semelhantes desde os tempos da Babilônia. O mesmo foi evoluindo o tempo, alterando o formato do corpo e quantidade de cordas, até chegar ao que conhecemos e tocamos hoje. Saiba mais sobre a história do violão e suas características, além das melhores formas de aprender a tocá-lo.
UM POUCO SOBRE VIOLÃO
O violão (também chamada de guitarra clássica ou viola, em Portugal) é um instrumento acústico de cordas dedilhadas, feito com madeira e tendo seis, sete ou doze cordas (que podem ser de nylon ou de aço). As cordas, esticadas desde o corpo e passando pelo braço (constituído em, normalmente, vinte e duas casas separadas por trastes de metal) até chegar às tarraxas, ao serem dedilhadas, vibram e ecoam dentro do corpo oco do instrumento, produzindo o som.
Desde a antiguidade, o violão foi muito usado e apreciado, principalmente pela facilidade de seu aprendizado e o fato do mesmo ser adaptável para qualquer estilo de música (embora atualmente seja mais usado para rock, pop, MPB, country e outras músicas populares), além de claro, o belíssimo timbre do mesmo. Além disso, dentre os instrumentos de corda, o violão é, decerto, um dos mais economicamente acessíveis (principalmente os modelos mais simples para iniciantes).
E por falar em aquisição de violão, antes de comprar o seu, deve-se prestar muita atenção no modelo. A melhor coisa é testar se o braço do mesmo é confortável ao tamanho de sua mão, e principalmente, escolher se o violão pretendido é de cordas de nylon ou de aço. Embora o segundo tipo tenha uma sonoridade melhor, não é aconselhável para quem está começando.
COMO TOCAR VIOLÃO
Mas como já dito acima, o que mais impulsiona as pessoas para aprenderem este instrumento é a facilidade de aprendizagem do mesmo. Claro, você não pode esperar que saia tocando como um profissional depois de uma semana com o violão; é necessário ter muita perseverança e força de vontade, principalmente no início, já que os exercícios nos parecem impossíveis de serem executados e nossos dedos costumam doer de apertar as cordas (principalmente se forem de aço; recomenda-se uso de cordas nylon para iniciantes, por serem mais leves e macias ao toque).
Antes de tudo, é necessário entender como funciona o processo em si de tocar violão. Existem basicamente dois modos de se tocar violão, por dedilhado ou por acordes.
Cada corda do violão, em cada casa separada pelos trastes, é uma nota diferente que se repete algumas vezes ao longo do braço do instrumento. Dedilhar é tocar cada corda em cada casa separadamente, cada uma de uma vez, a fim de criar um ritmo e uma melodia. A segunda forma é a formação de acordes, ou seja, apertar mais de uma corda ao mesmo tempo e bater em todas com a mão direita a fim de criar uma sonoridade diferente.
Independente do estilo pretendido, demora um pouco até acostumar-se e pegar velocidade na troca de dedos entre casas e cordas. Este é um momento em que muitas pessoas acabam desistindo, já que sentem muita dificuldade em fazer a troca de cordas e casas. Porém, não se deve desistir. Com um treino periódico (o importante não é treinar várias horas por dias, e sim reservar todos os dias um tempo para treino) rapidamente você conseguirá tocar normalmente.
Outro ponto importante é a afinação, ou seja, a forma correta de esticar e afrouxar as cordas do violão para que fiquem no timbre correto. Caso o violão não esteja afinado corretamente, a aprendizagem será difícil e pouca prazerosa, afinal, ao invés de música, o instrumento só produzirá sons confusos e desconexos. 
 Outra tópico muito abordado e fácil de se aprender é sobre as cifras de violão; uma espécie de escrita que representa as notas que devem ser tocadas e de que forma elas devem ser executadas pelo tocador do violão. Após aprender como ler as mesmas, tocar suas músicas favoritas será muito fácil.
TOQUE AGORA MESMO!
O que está esperando? Matricule-se na Giga Música,  e comece agora mesmo a tocar seu violão; é muito simples aprender a tocá-lo.  Então não perca mais tempo e vire um adepto deste maravilhoso instrumento!

Comente: