Seja bem vindo ao novo blog da Giga Cursos! Aqui você sempre estará atualizado com todas as nossas novidades sobre cursos, promoções e muito mais!

Crianças na internet

Dicas para seus filhos navegarem com segurança

A mesma ferramenta maravilhosa que nos conecta e serve de plataforma para conhecimentos valiosos abriga também pessoas mal intencionadas que aproveitam o anonimato para todo tipo de aliciamento. Não vamos ser alarmistas, a internet tem muita coisa boa - diversão, educação, informação. Em casa ou em lan-houses, conectada é onde essa nova geração está.
Mas, até por isso, precisamos ficar atentos à segurança das nossas crianças. Segundo a SaferNet, uma associação civil de direito privado fundada em 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito para combater a pornografia infantil na Internet brasileira, 49% dos internautas brasileiros acessam a internet através de uma Lan House. Isso agrava ainda mais a exposição das crianças.
A educação digital, como outras coisas na vida dos pequenos, começa em casa.
Algumas dicas são fundamentais:
- Tenha certeza de que proibir não educa e não previne. As tecnologias mais avançadas para proteger crianças e adolescentes em qualquer espaço continuam sendo diálogo e orientação. 
- Se não sabe usar o computador nem navegar na Internet, aproveite para aprender junto com seus filhos. Verá que será muito interessante receber lições de tecnologia, entender o que seus pequenos fazem, com quem conversam e o que divulgam na rede. Assim, com sua experiência de vida, você terá oportunidade para ensiná-los a ter cuidado.
- Coloque-se sempre à disposição para que peçam ajuda quando se sentirem ameaçados ou receberem conteúdos impróprios on-line.
- No lugar das velhas dicas para não receber doces nem carona de estranhos, hoje os pais precisam alertar os filhos a não divulgarem dados pessoais na Internet, não aceitarem convites para se encontrar com amigos virtuais e nem receberem arquivos de estranhos.
- Espionar e gravar tudo o que seus filhos fazem não é uma boa saída, pois você fere a privacidade e pode fragilizar a confiança. Pense bem: você grava as conversas dos filhos na quadra de futebol ou na casa de bonecas? Por que faria isso na Internet?   
- Programas de filtro de conteúdo podem ajudar, mas o diálogo aberto sobre como, quando e com quem usar a Internet continua sendo responsabilidade dos pais. Os programas podem funcionar bem em casa, mas e na Lan House? E na casa dos colegas? 
- Ensine que não podemos acreditar em tudo, nem em todos. Como em todos os lugares, há pessoas mal intencionadas e mentirosas.
- Mantenha sempre diálogo aberto com seus filhos. Assim eles poderão incorporar as dicas de segurança como proteção e não apenas como mais uma regra imposta. Quando entenderem que é para o bem deles, estarão protegidos em todos os lugares.
-  Sempre que testemunhar algo que viole os Direitos Humanos ou ameace seus filhos, denuncie e procure as autoridades.

Comente: