Seja bem vindo ao novo blog da Giga Cursos! Aqui você sempre estará atualizado com todas as nossas novidades sobre cursos, promoções e muito mais!

A evolução dos notebooks!

Saiba um pouco sobre a história e evolução dos computadores portáteis

Objeto de desejo dos amantes da tecnologia, o laptop ou notebook, é hoje um dos itens mais procurados nas lojas de eletrônicos, mas poucos param para pensar em como começou a história do computador portátil.
O início de tudo
Se você acredita que começou há pouco mais de 20 anos, está enganado. A história dos notebooks começa no século XIX, por incrível que pareça. A criação do computador, e consequentemente do notebook, começou pelas mãos do matemático inglês Charles Babbage. Em 1822, ele terminou seu projeto de uma máquina de calcular, que acabou se tornando a precursora das calculadoras digitais e do computador, hoje tão usado por todos nós.
A máquina de Babbage reproduzia os resultados das somas, subtrações, divisões e multiplicações em cartões perfurados ou em papéis impressos pela própria máquina. Cerca de um século e meio depois deste invento, os computadores já faziam parte do aparato tecnológico de empresas, mas não ofereciam ainda uma facilidade para ser transportado.
Em 1981, a empresa de computação americana Osborne criou o Osborne 1, o primeiro computador portátil comercial. Apesar de vir em um estojo, que quando fechado podia ser transportado como uma mala, ele era ligado direto na tomada e depois de um tempo pôde ser alimentado com uma bateria, que o fazia funcionar fora da tomada por uma hora. Naquela época isso era inacreditável, um feito tecnológico! O aparelho possuía um monitor de 5 polegadas e custava mais ou menos US$ 1.800,00, pesando cerca de 11kg.
A evolução continua
De lá pra cá, aconteceu uma evolução natural dos notebooks. Já na segunda metade dos anos 1980, a IBM lançou um modelo que pesava menos da metade do peso do pioneiro Osborne 1 e ainda tinha entrada para impressora. Nos anos 90, o impensável acontecia: os notebooks começaram a ter CD-ROM e o famoso mouse se transformou em uma bolinha no meio do teclado ou em uma "bola maior", no caso dos computadores da Apple.
No fim dos anos 1990, a IBM tentou resolver um problema que até hoje aflige os usuários: o tamanho do teclado nos laptops. Em 1998, a empresa criou um notebook que expandia o seu teclado e acabou ganhando o singelo apelido de "borboleta". Durante todo este período, as empresas de computação têm buscado oferecer cada vez mais e melhores opções de notebooks aos seus clientes.
Hoje é até possível encontrar computadores levíssimos  e equipados com telas de 20 polegadas. Em alguns casos é possível até esquecer o desktop, que precisam ser apoiados em mesas.
O mercado atual

Há hoje no mercado notebooks com capacidade igual e/ou superior aos computadores pessoais utilizados em casa. Isso dá aos portáteis mais um atrativo. É possível ter laptops hoje com HDs de 250 Gigabytes, coisa que há 5 anos atrás não era possível. Com isso, programas que podiam ser rodados apenas nos desktops podem ser aplicados nos laptops e, o que é melhor, em qualquer lugar. Existem computadores portáteis onde você nem precisa usar o teclado, basta uma caneta para escrever na tela.

Outro ponto positivo com relação aos notebooks  é o fato de que o valor de um computador deste tipo caiu bastante há pouco mais de 3 anos. Por conta da facilidade de transportar, do imposto e do valor alto de seus componentes, um laptop chegava a custar o dobro do preço de um desktop no Brasil, no final dos anos 1990. Em 2006, o Governo Brasileiro baixou as taxas de importação para este tipo de aparelho e permitiu que os laptops fossem vendidos por menos de R$3 mil.
Hoje, com a conexão wireless, ou sem fio, ficou muito mais fácil colocar em prática o principal objetivo dos laptops: levar a tecnologia a todos os lugares dentro da bolsa! Com ele você hoje pode, de qualquer cidade equipada com internet wireless, organizar sua agenda, enviar e receber emails, conversar nas salas de bate papo ou MSN, acessar os seus sites preferidos, jogar, comprar produtos, ingressos para o cinema, teatro, ou show e muito mais. Sem dúvida, ter um laptop é a melhor escolha para quem quer estar em dia com a tecnologia e em qualquer lugar do mundo.

Comente: