Seja bem vindo ao novo blog da Giga Cursos! Aqui você sempre estará atualizado com todas as nossas novidades sobre cursos, promoções e muito mais!

Memória RAM: Entenda sua importância

Responsável por gerenciar as tarefas, armazenar dados e muito mais: conheça a memória RAM

A importância da memória RAM é fundamental para o bom funcionamento do computador, já que é responsável por gerenciar as tarefas que você executa com ele ligado.
A memória RAM é responsável pelo armazenamento dos dados e das instruções que o processador precisa para executar suas tarefas.
É para ela que são transferidos os programas (ou parte deles) e os dados que estão sendo trabalhados no momento. Ela realiza o processamento dessas informações enquanto o micro estiver ligado. Após seu desligamento, os dados ali contidos são perdidos. Por isso ela é chamada de memória temporária ou volátil.
Os módulos de memória RAM, chamados também de "pentes", ficam na placa-mãe, encaixados em espaços chamados "slots".

Mas memória RAM deixa meu computador mais rápido?

A princípio, sim. Quanto mais memória RAM o computador tiver, tanto mais rápido será o seu funcionamento quanto ele suportará a execução de funções simultâneas mais facilmente. Existem pentes de 256 Mb, 512 Mb, 1Gb, 2Gb e 4Gb.
Importante: mais memória não deixa o processador mais rápido. Dois micros com a mesma quantidade de memória e processadores diferentes terão rendimentos diferentes. Ao acrescentarmos mais memória, notamos, sim, um aumento de eficiência no micro, uma vez que ele perderá menos tempo para recuperar os dados armazenados na memória virtual.

Essa memória é um recurso pelo qual o sistema operacional utiliza o disco rígido como uma extensão da RAM quando essa memória está totalmente ocupada. Como a memória física é mais veloz que o disco rígido, o desempenho do computador melhora.

Comente: